Coordenação


 
Profa. Dra. Clara Virgínia de Queiroz Pinheiro
Currículo lattes
Grupo de Pesquisa

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), pós-doutorado no CNRS/CERME3/Université Paris-Descartes, mestrado em Psicologia pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (1992) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1986).

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Desenvolve atividades de pesquisa e ensino na área de Psicologia e Psicanálise, questionando as formas de inserção do sujeito na clínica e no social em face às mudanças atuais no que concerne aos conhecimentos na área de saúde e às práticas sociais. Concentra-se nos seguintes temas: saúde mental, sexualidade e laço social. Membro do GT/AMPEPP Dispositivos clínicos em saúde mental e membro/fundadora do Laboratório de Estudos em Psicanalise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS.
 
Prof. Dr. Leonardo José Barreira Danziato
Currículo lattes
Grupo de Pesquisa

O Prof. Dr. Leonardo Danziato é psicanalista, tendo cursado a Graduação em Psicologia e realizado Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Com larga experiência clínica, trabalha com orientações relativas à clínica psicanalítica e as psicopatologias, assim como questões relativas ao sujeito e à clínica contemporânea.

Realiza, no momento, pesquisa intitulada O Gozo e o Poder nos Processos de Subjetivação Contemporâneos, na qual articula as dimensões teóricas da psicanálise com uma pesquisa arqueogenealógica de ordem foucaultiana, produzindo uma leitura política das categorias teóricas e do laço social contemporâneo.
 
Profa. Dra. Leônia Cavalcante Teixeira
Currículo lattes
Grupos de Pesquisa

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em cotutela com a Universidade Paris Nord - Paris 13 (2001 – Bolsista CAPES), com pós-doutorado na Universidade Aberta de Lisboa (2010 – Bolsista CAPES). Licenciada (1988) e graduada (1989) em Psicologia pela Universidade de Fortaleza, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994).

Professora titular da Universidade de Fortaleza, lecionando nos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Psicologia, além de ser responsável por disciplinas em cursos de Especialização. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Desenvolve pesquisas nas áreas da Psicanálise, com ênfase nos seguintes temas: subjetividades contemporâneas, psicanálise e cultura, psicanálise e práticas de saúde, saúde coletiva e saúde mental, corpo e interdisciplinaridade. Coordena os projetos de pesquisa: Adolescência, cultura e subjetividade: construindo saberes e práticas interdisciplinares em saúde mental e Psicanálise na Interdisciplinaridade: Interrogações sobre a Teoria, a Clínica e o Social, ao qual estão vinculados os subprojetos de doutorandos, mestrandos, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica e os alunos de Iniciação à Docência. É membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP Dispositivos Clínicos em Saúde Mental.
 
Profa. Dra. Maria Celina Peixoto Lima
Currículo lattes
Grupo de Pesquisa

Doutora em Psicologia pela Universidade Paris XIII (França), mestre em Psicologia Clínica pela PUC de Campinas e em Psicologia e Psicopatologia Clínica pela Universidade de Lyon II (França), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, desenvolve atualmente projeto de pesquisa intitulado Constituição psíquica, psicopatologia e clínica psicanalítica da infância e adolescência, cujo objetivo geral é investigar, a partir da psicanálise, os processos de constituição psíquica e seus sintomas na criança e no adolescente, assim como os dispositivos clínicos-institucionais que lhes são dirigidos. Esse projeto inclui três subprojetos que encontram-se em desenvolvimento: A clínica psicanalítica com crianças em hospital, Vulnerabilidade Social e risco psíquico: um estudo psicanalítico com crianças com problemas nutricionais, Filiações em desarrimo: Um estudo sobre o empobrecimento da experiência parental.

Orienta dissertações e teses envolvendo a metapsicologia e a clínica psicanalítica e ainda aquelas propostas que se incluem no campo que Lacan denomina de psicanálise em extensão, problematizando as interfaces do discurso psicanalítico com outros campos, em especial a medicina e a educação. Recentemente, inaugurou novo eixo de pesquisa, sobre as possibilidades e impasses advindas da inserção do psicanalista no campo das políticas públicas de saúde, educação e assistência social.

É uma das coordenadoras do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade.

Prof. Osterne Nonato Maia Filho (Graduação)
É Graduado e Licenciado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará desde 1992. Mestre e Doutor em Edcuação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é professor de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade de Fortaleza. É Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha Marxismo, Educação e Luta de Classes, da Universidade Federal do Ceará. Tem formação em psicanálise e leciona disciplinas ligadas à esta área, como também a área de psicologia social, epistemologia da psicologia, psicolingüística, pesquisa em psicologia e psicologia escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruração produtiva, teoria das competências, ensino médio, reforma curricular, semiótica, formação e subjetividade docente.